“The Genus Citrus”
Um livro abrangente sobre a produção de Citros e o privilégio de colaborar com pesquisadores de destaque na citricultura mundial
11 de julho de 2020 às 11h03 Por Dirceu Mattos Jr.
O livro “The Genus Citrus” apresenta uma enorme quantidade de novos conhecimentos gerados nos últimos anos sobre quase todos os tópicos relacionados aos citros. Começando com uma visão geral dos princípios fundamentais e da compreensão da biologia e comportamento dos citros, fornecendo uma visão abrangente da evolução dos citros à sua importância atual do mercado internacional. Relatando novos conhecimentos apoiados pela elucidação da sequência do genoma dos citros, apresenta teorias inovadoras e preenche lacunas de conhecimento anteriores.
O livro traz a contribuição de cerca de 80 renomados especialistas em citros no mundo, em 24 capítulos e mais de 500 páginas. Uma leitura obrigatória para estudantes, pesquisadores e outros profissionais focados em citros, citricultura e horticultura.
O Capítulo #15 Interações Solo e Nutrição é uma coleção de informações discutidas e orientadas por pesquisadores do Brasil, Espanha e EUA. Abordamos as características dos solos das principais regiões produtoras de citros do mundo, o papel dos nutrientes minerais na produção de citros, o monitoramento da fertilidade do solo e o estado nutricional das plantas e as estratégias de manejo de nutrientes.
As informações disponíveis para o manejo de solos e nutrientes na citricultura são abrangentes e demonstram o progresso científico alcançado por estudos realizados nas últimas décadas, que demonstraram o papel dos nutrientes minerais na produção e qualidade dos citros. Também se baseia em nossa capacidade de interpretar diagnósticos de disponibilidade de nutrientes nos solos e em nosso entendimento das respostas das plantas ao suprimento de nutrientes sob diferentes sistemas de manejo.
Apesar desses avanços, ainda precisamos de informações mais detalhadas sobre os fatores que levam ao aumento da eficiência de absorção e do uso de nutrientes minerais pelos citros, considerando as diferentes combinações de variedades de copa e porta-enxerto e baseadas em processos bioquímicos e moleculares. Outros aspectos que parecem ser prioridades da citricultura moderna estão associados ao papel benéfico dos nutrientes minerais na tolerância das plantas a estresses bióticos e abióticos em vários nichos de produção, onde se vê a ocorrência de problemas fitossanitários, além de questões relacionadas às mudanças climáticas, limitando a produção de citros em nível global.
Isso significa, há muito o que fazer!
Assim, gostaria de agradecer muito ao nosso grupo que dedicou esforços para este capítulo: Davie, por sua prontidão na preparação dos primeiros esboços do capítulo do livro, Ana pelas ideias da região mediterrânea, Rodrigo e Quaggio pela amizade única e sabedoria, anos apoiando minha carreira de pesquisador, e Kelly pelos contatos frequentes via skype, discutindo muitas etapas deste trabalho. Também, gostaria de agradecer a Fred, Marco e Manolo, editores do The Genus Citrus, pelo gentil convite para liderar este capítulo.
Para os leitores, nossas melhores expectativas que vocês encontrem uma boa fonte de conhecimento!
Dirceu Mattos Jr.
Pesquisador Científico
Diretor-substituto do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC)