Boletim Agrometeorológico Ago/Set 2024
10 min de leitura
CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OBSERVADAS E PREVISTAS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO
Por: FUNDAG
FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA AGRÍCOLA – FUNDAG COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL – CATI AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS – APTA INSTITUTO AGRONÔMICO – IAC
(PARCERIA – SAA/CDRS – APTA/IAC)
Autores:
ANGÉLICA PRELA PANTANO
LUDMILA BARDIN CAMPAROTTO
GABRIEL CONSTANTINO BLAIN
Resumo – O início do mês de agosto foi marcado pela queda de temperatura acentuada, devido à passagem de uma forte frente fria, em grande parte da região Centro-Sul do país, incluindo áreas cafeeiras do estado de SP. Com isso, no dia 11 de agosto, tivemos o registro de geadas de capote em algumas regiões como Pedregulho e Franca; - Essas geadas, em grande parte das áreas, ocorreram em áreas de baixada ou de elevadas altitudes; comprometendo apenas alguns brotos, mas sem causar maiores danos às plantas;
Agrometeorologia
PERÍODO OBSERVADO: 01/08 a 31/08/2024
- Em relação aos dados de SPI, observamos a tendência de déficit hídrico em, praticamente, todas as regiões produtoras do estado.
A primeira quinzena do mês de agosto, deverá ser marcada pela possibilidade de algumas chuvas irregulares, principalmente, nas regiões mais ao sul e leste do estado de São Paulo. A segunda quinzena do mês, também poderá registrar algumas chuvas mais frequentes sobre essas regiões, porém, ainda serão chuvas irregulares, mas que dependendo do volume, já poderão dar condições para abertura de algumas floradas pontuais; - Já na região mais ao norte do estado/região, a tendência é de que as chuvas cheguem mais para o final do mês de agosto, mas, com tendência de que sejam ainda muito irregulares; - Destaque também para o frio, uma vez que, após a ocorrência dessas chuvas, ainda poderemos ter entradas de massas de ar polar, que possam derrubar as temperaturas de maneira mais significativa, mas sem riscos, a princípio, para ocorrência de geadas. - De acordo com o modelo SPI, mantém-se uma tendência de seca sob o aspecto agrícola em todas as regiões do estado, uma vez que, mesmo com chuvas, estas deverão ocorrer de maneira ainda irregular.
Figura 1. – Detalhamento do período (01/08 a 31/08/2024)
Também foram observadas algumas chuvas. Porém, essas aconteceram de maneira irregular, contribuindo apenas com a rápida melhora das condições de umidade relativa do ar, mas não contribuíram com a elevação dos níveis de umidade do solo; - Em relação aos dados de SPI, observamos a condição de elevação de déficit hídrico em, praticamente, todas as regiões produtoras do estado.
PERÍODO DE PREVISÃO: 01/09 a 31/09/2024
O mês de setembro ainda deverá ser marcado pelo tempo seco e quente em SP. Poderão ocorrer algumas chuvas, mas ainda de maneira muito irregular, mantendo a condição de deficit hídrico acentuado nas áreas produtoras; - Destaque para as temperatura máximas, que contiuarão elevadas ao longo do mês.
“O tempo seco e quente ainda deverá prevalecer sobre as áreas produtoras de café
ao longo do mês de setembro. Há expectativa para algumas chuvas na segunda
quinzena do mês, mas caso ocorram ainda serão muito irregulares e volumes baixos;”
“No dia 27 de agosto várias áreas agrícolas sofreram com incêndios. Segundo a Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp), cerca de 35 mil hectares foram atingidos pelo fogo.
Em diversas localidades do estado observa-se no balanço entre precipitação e evapotranspiração uma condição de seca sob o aspecto agrícola com significativos déficits de chuva”
Temperatura do ar e precipitação pluvial previstas 01/09 a 31/09/2024
(FONTE: RURAL CLIMA)
TEMPERATURA DO AR E PRECIPITAÇÃO PLUVIAL PREVISTAS 01/09 A 30/09/2024 (FONTE: RURAL CLIMA)
No aspecto hídrico e de suporte ao desenvolvimento das culturas, a deficiência hídrica estimada do solo apresentou, na maioria das localidades analisadas, valores entre 0 e 10 mm (Figura 3a) e grande parte entre 10 e 20 mm. Contudo, na região noroeste os valores foram entre 20 e 40 mm, demonstrando o acumulado de menor índice de precipitação. Esta situação pode ser mais adequadamente indicada pela diferença entre a precipitação mensal (P) e a evapotranspiração potencial (ETP) conforme Figura 3b. Parte do Estado estes valores foram abaixo de 40 mm , indicando que , embora fora mês relativamente chuvoso, em diversas regiões, em especial noroeste e norte do Estado o total mensal não foi suficiente para atender a demanda hídrica das culturas, havendo, portanto, a necessidade de complementação de lâmina líquida de água com métodos de irrigação.
Extrato do balanço hídrico sequencial JAN-AGO 2024 OBSERVADO EM SET 2024 – PREVISÃO
EXTRATO DO BALANÇO HÍDRICO SEQUENCIAL JAN-AGO/2024 - OBSERVADO | SET/2024 – PREVISÃO
Índice padronizado de seca (SPI)
ÍNDICE PADRONIZADO DE SECA (SPI) AGO/2023 a JUL/2024 OBSERVADO | AGO/2024 – PREVISÃO
ÍNDICE PADRONIZADO DE SECA (SPI) SET/2023 a AGO/2024 – OBSERVADO | SET/2024 – PREVISÃO
Conclusões Finais
O tempo seco e quente ainda deverá prevalecer sobre as áreas produtoras de café ao longo do mês de setembro. Há expectativa para algumas chuvas na segunda quinzena do mês, mas caso ocorram ainda serão muito irregulares e volumes baixos;
Observa-se no balanço entre precipitação e evapotranspiração uma condição de seca sob o aspecto agrícola com significativos déficits hídricos;
Tem sido observada a primeira florada, em áreas de citros irrigadas.
No dia 27 de agosto várias áreas agrícolas sofreram com incêndios. Segundo a Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp), cerca de 35 mil hectares foram atingidos pelo fogo, incluindo áreas do cinturão citrícula na região do Estado de São Paulo.
Em diversas localidades do estado observa-se no balanço entre precipitação e evapotranspiração uma condição de seca sob o aspecto agrícola com significativos déficits de chuva
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069